Blog Mandala de Luz

Os elementos naturais e os cristais

Você já pensou que os elementos naturais estão totalmente relacionados aos cristais e pedras naturais? Ouvimos muito falar nos quatro elementos, no entanto, eles estão conectados à natureza e a magia natural do universo.

Ouvimos muito falar nos quatro elementos naturais, eles estão conectados à natureza e a magia natural do universo. São essenciais para que a vida exista e que ela possa se desenvolver de forma material (Terra), psicológica (Ar), sentimental (Água) e espiritual (Fogo). Mas, como relacioná-los aos cristais?

Tudo que existe no Universo contém uma ou mais dessas energias, uma vez que são essas quatro essências que constituem a matéria-prima do Universo. Esses elementos estão por toda a parte, inclusive dentro de cada um de nós, e claro, nos cristais.

Collage of Feng Shui destructive cycle with five elements
Os 4 elementos

Os elementos naturais e a função terapêutica

Os cristais possuem função terapêutica e ajudam a harmonizar os elementos naturais, ou seja, tanto em nosso sistema energético, quanto no ambiente. Eles são necessários para que haja equilíbrio, pois são o princípio da nossa estrutura, do nosso ser. Porém, o excesso ou falta de algum, pode gerar um ciclo destrutivo.

Esse equilíbrio, chamado também de éter da vida, pode ser encontrado em nós, em todos os níveis da nossa existência, de forma que alcançamos a verdadeira paz e felicidade. Assim como a harmonia na relação com todos os outros seres e também com o meio ambiente. 

Entendendo os elementos naturais

Para ter estabilidade unindo todos os elementos, o primeiro passo é entendê-los individualmente. Para você compreender melhor, separamos cada um deles e suas características:

Elemento Terra: é o nosso lar, ele representa a estrutura do corpo físico e suas respectivas sensações. É onde nossa existência se materializa, onde buscamos segurança e estabilidade para concretizar objetivos.

Elemento Água: se relaciona com a bioquímica, com as emoções e os sentimentos. Como se ele irrigasse o solo que traz a vida. É esse elemento que nos conecta com a nossa intuição, sendo considerado o elemento mais feminino da natureza, pois possui uma ligação muito íntima com o poder da intuição, do amor e das formas fluentes.

Elemento Fogo: está relacionado à energia e à intuição, ao plano espiritual. Esse elemento representa a criatividade, o poder de ação, o empoderamento e a independência. É por meio dele que expressamos, acima de tudo, nossa força vital, espontaneidade, alegria, raiva e todas as emoções mais intensas. É ele também quem nos dá energia para lutar pelo que queremos e enfrentar as dificuldades.

Elemento Ar: diz respeito à nossa mente, em outras palavras, aos pensamentos, ao entendimento e ao conhecimento. Nesse elemento tudo é movimento, leveza e renovação. Com ele, aprendemos o poder de aprendizado das trocas, das conversas e do ato de comunicar.

A relação dos elementos e os cristais

Entender os elementos ajuda você a se conectar com eles de forma harmoniosa. Portanto, dessa forma você passa a ser mais desperto de suas funções e começa a perceber a presença deles em tudo que lhe envolve.

Eles podem ter uma grande importância na forma que nos relacionamos com cada pessoa. Cada ser humano é formado por uma combinação desses quatro elementos. Definindo sua personalidade de acordo com a predominância ou falta de algum deles.

Todos os cristais se conectam com a energia dos elementos água, ar, terra e fogo que podem aparecer separadamente ou combinadas. Dessa forma, eles trazem a energia dos elementos combinada com a energia que os próprios cristais provêm.

É por isso que utilizar cristais pode ajudar a corrigir desequilíbrios que possam surgir de acordo com a predominância ou falta de algum elemento. Por exemplo, combinando as duas energias, fica mais fácil encontrar o equilíbrio físico, mental e emocional. Incrível não é mesmo? Então vamos praticar.

Cada elemento e o seu cristal

  • Elemento fogo – Normalmente Pedra avermelhada/laranja

 Elas possuem uma energia ligada ao afastamento de padrões negativos, cumprindo o papel de energização, vitalidade, coragem e decisão.

Pedras: Ágata de Fogo, Granada, Cornalina, Pedra do Sol, Cianita Laranja, Jaspe Vermelho, Calcita Laranja, Hematita, Rubi.

Elemento fogo e os seus cristais
  • Elemento Água – Normalmente Pedra azul

São capazes de nos trazer leveza, acalmar, aliviar dores e trabalhar a energia da fertilidade.

Pedras: Quartzo Azul, Turmalina Azul, Calcita Azul, Cianita Azul, Crisocola, Turquesa, Sodalita, Água Marinha, Topázio, Apatita, Larimar, Ametista, Lápis Lazuli.

Elemento água e o seus cristais
  • Elemento Terra – Normalmente Pedras Marrom, verde ou negra

Cristais que trabalham o aterramento, a segurança, a abundância e os processos de cura em todos os níveis.

Pedras: Olho de tigre, Turmalina Negra, Obsidiana, Granada, Ônix, Ágata marrom, Cianita Preta, Quartzo Verde, Esmeralda, Bronzita.

Elemento terra e os seus cristais
  • Elemento Ar – Normalmente Pedra amarela

Promovem a criatividade, o poder da mente, a comunicação e o uso da razão.

Pedras:
Citrino Natural: Inteligência, memória, estudos e concentração.

Olho de Tigre: Criatividade, raciocínio lógico, percepção aguçada, clareza mental.

Topázio Imperial: Iluminação, assertividade, manifestação dos desejos e criatividade.

Elemento ar e os seus cristais

Dica:

Uma dica é manter uma pedra de cada elemento guardadas juntas dentro de um saquinho, assim toda vez que estiver buscando estabilidade, faça uma meditação com elas, mentalizando cada elemento e seu atributo.

Enfim, o objetivo é buscar nosso equilíbrio de vida e felicidade contínua. 

Onde encontrar?

Você pode encontrar os cristais citados e outros produtos em nossa loja Mandala de Luz www.mandaladeluz.com.br, para conferir métodos de limpeza e energização dos cristais acesse aqui.

Referências Bibliográficas:

Somos facilitadores de informação. Todos os nossos textos são baseados em referências sólidas de pesquisas e de livros sobre o tema.

Livros:
A Bíblia dos Cristais, Judy Hall – O guia Definitivo dos Cristais – Volume A Bíblia dos Cristais, Judy Hall – Volume 2 e O Caminho das pedras de Antonio Duncan

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright© 2021 Mandala de Luz. Todos os Direitos Reservados.