Blog Mandala de Luz

Chakras: O que é e quais os tipos?

Somos energia?

Você já deve ter escutado que tudo que há no universo é energia, certo? Ou seja, o vazio não existe e toda matéria é formada por energia, estando as ondas eletromagnéticas sempre em movimento. 

E o que a energia tem relação com os chakras? Bom, digamos que tudo.  Pois, apesar de você não ver, nosso corpo concentra energia em vários pontos específicos. 

Nós não somente temos, mas como somos energia e interagimos com o externo trocando energia com as pessoas, lugares e ambientes. Nesse sentido essa interação acontece a todo instante. Esses centros são denominados “chacras” ou “chakras”. 

Energia vital

Chakras: O que é e quais os tipos?

Origem e significados

Sua origem é das escrituras sagradas do hinduísmo, e a palavra “chakra”, significa “roda”, por acreditarem que essas vórtices (ou seja, escoamento giratório onde as linhas de corrente apresentam um padrão circular ou espiral) estão em constante movimento, onde não param de girar, tendo uma ação como antenas,  o mais importante é recebendo e emitindo sinais de energia vital em pontos do nosso corpo.

Quando esses pontos de energia estão alinhados, assim sendo estão em equilíbrio, proporcionam bem estar e harmonia em nossa vida; como um elo entre a mente, corpo e o espírito, regendo as nossas emoções, comportamentos e aprendizados.

São como centros magnéticos que fazem parte de toda essa energia da natureza sutil de nós, seres humanos.

Por que alinhar os nossos Chakras?

Devido a correria do dia a dia, cada vez é mais difícil ter um tempo só nosso, prestar atenção aos nossos sentimentos, e acima de tudo nas energias negativas, o estresse, uma má alimentação e às emoções que estamos alimentando nosso ser.  Assim, os chakras perdem o seu equilíbrio, diminuindo a saúde e afetando nossas emoções e nos desconectando com nossa espiritualidade e com quem realmente somos destinados a ser. 

Como resultado, os chakras podem estar abertos ou fechados. Estando em harmonia – aberto, a energia flui livremente; mas, com o desequilíbrio, a energia nos determinados pontos afetados não conseguem circular, afetando o nosso aspecto como ser integral, como parte de um todo.

No entanto, nos textos védicos, sagrados do hinduísmo, somam mais de 80 mil centros energéticos localizados em nosso corpo. Mas,  existem 7 chakras principais, localizados ao longo da coluna vertebral.  Cada um deles indicam uma glândula e cores diferentes e possui relação com cristais diversos, conforme a energia do chakra. 

Se compreendermos o uso da energia do universo, somado a energia das pedras, saberemos usar de forma sábia o que a natureza nos permite, para equilibrar nosso ser, nossa vida e assim, nossos chakras.

Como equilibrar os chakras?

Existem várias técnicas para alinhar cada ponto chakra, como por exemplo: reiki, meditação, terapia com cristais e a cromoterapia. Pode-se fazer a técnica sozinho ou coletivamente, presencial ou à distância (com terapeuta especializado). A linha escolhida vai depender de como você vai se identificar mais. Neste artigo vamos falar somente com os cristais.

Cristais dos Chakras com Tigela de Selenita Mandala de Luz

Quais são os 7 chakras?

Os 7 chakras principais são os pontos que acompanham o longo da coluna vertebral e temos as Pedras certas para cada chakra, conforme listamos abaixo:

1. Chakra básico, Chakra Raiz ou primeiro chakra

Este chakra fica localizado na base da coluna e está ligado a parte inferior de nosso corpo, pois é através dele que deixamos nosso pé no chão e criamos relação com o mundo físico. Ele é o responsável por nossa vitalidade, motivação, coragem e nosso cuidado pela sobrevivência. Quando este ponto está desalinhado, nos causa, entre outras sensações, uma insegurança constante. 

Cor: vermelho, castanho, cinzento
Elemento: terra;
Região do corpo: cóccix;
Relacionado à: sobrevivência, vitalidade e sexualidade;
Pedras: Granada, Jaspe Vermelho, Turmalina Negra, Obsidiana, Rubi e Hematita


2. Chakra sacral ou chakra umbilical

Esse chakra está abaixo do umbigo e trabalha a energia sexual e a criatividade, então tudo o que criamos em nossa mente é ativado neste centro de energia. 

Cor: laranja.
Elemento: água;
Região do corpo: umbigo;
Relacionado à: sexualidade, emoções, relacionamentos sexuais e afetivos;
Pedras:  cornalina, ágata e calcita laranja

3. Chakra do plexo solar

Este chakra está um pouco acima do nosso umbigo controlando toda a nossa energia emocional e ego individual, ela rege o aparelho digestivo pois o nosso emocional sempre afeta o sistema digestivo. Pois ele estando em harmonia proporciona prosperidade, autoestima e autoaceitação.

Cor: amarelo;
Elemento: fogo;
Região do corpo: estômago;
Relacionado à: personalidade, poder e identidade;
Pedras: citrino, âmbar, pedra do sol, olho de tigre e calcita amarela


4. Chakra cardíaco

Está localizado no centro do peito, ou seja, nele se concentra a energia do amor e nossa fonte vital, assim como também é responsável pela saúde, vitalidade, coração e pulmões. É o ponto central do amor e da sabedoria das emoções.

Cor: verde;
Elemento: ar;
Região do corpo: coração;
Relacionado à: amor humano e divino;
Pedras: esmeralda, quartzo verde, quartzo rosa, malaquita, amazonita e turmalina verde.

5. Chakra laríngeo

Este chakra fica no local da garganta, está relacionado a tireoide. É o chakra responsável por verbalizar nossa verdade interior e a nossa respiração, além disso, é através deste chakra que purificamos nossas energias. É conhecido também como chakra da comunicação.

Cor: azul-celeste;
Elemento: éter;
Região do corpo: garganta;
Relacionado à: manifestação e expressão da verdade;
Pedras: Quartzo azul, cianita azul, água marinha e larimar.


6. Chakra frontal

Esse chakra fica entre as nossas sobrancelhas e representa o terceiro olho. Ele é responsável pela concentração e memória, como se fosse um computador que registra as sensações, emoções e informações recebidas pelo chakra coronário. Ele renova o sistema nervoso, trabalha a concentração e intuição. O mais importante, quando não está em harmonia, pode causar dores de cabeça e pesadelos

O sexto e sétimo chakra devem ser tratados sempre em conjunto, pois estão alinhados.

Cor: azul-índigo;
Elemento: éter;
Região do corpo: testa, acima da sobrancelha;
Relacionado à: intuição, conexão com o mundo;
Pedras: Cianita azul, apatita, ametista, lápis lazuli, safira e sodalita

7. Chakra coronário

É o mais importante dos chakras, situa-se bem no topo da cabeça. Este chakra está ligado ao Eu interior, meditação e espiritualidade, regendo o nosso sistema nervoso central, é através deste chakra que as energias que transmutam entram em nosso corpo. Ele possui uma ligação direta com o universo, a energia superior. Além da comunicação com o nosso cérebro e consciência. Mas para que essa ligação esteja em equilíbrio máximo, é necessário que todos os outros seis chakras estejam alinhados.

Cor: violeta
Elemento: não há;
Região do corpo: topo da cabeça;
Relacionado à: sintonia e pensamentos sutis, sabedoria e memória;
Pedras: Quartzo incolor, Ametista, Fluorita e Pirita dourada.

Como usar as pedras ou cristais dos Chakras?

As pedras ou cristais podem ser usadas diretamente sobre os pontos chakras, mas também atuam estando próximas ao nosso corpo. Portanto, medite sobre elas, coloque as suas intenções por alguns minutos. Não há um tempo certo ou limite para uso das pedras, ou seja, elas emitem energias apenas positivas, abuse desse poder natural.

Onde encontrar as pedras dos Chakras?

Temos em nossa loja virtual, diversas opções e modelos de pedras, inclusive as específicas para as pedras dos 7 chakras. Nossas pedras são 100% verdadeiras, com garantia e nota fiscal.

Onde encontrar?

Por fim, você pode encontrar os cristais citados e outros no site da loja Mandala de Luz www.mandaladeluz.com.br, para conferir métodos de limpeza e energização dos cristais acesse aqui.

Referências Bibliográficas:

Somos facilitadores de informação. Todos os nossos textos são baseados em referências sólidas de pesquisas e de livros sobre o tema.

Livros:
A Bíblia dos Cristais, Judy Hall – O guia Definitivo dos Cristais – Volume A Bíblia dos Cristais, Judy Hall – Volume 2 e O Caminho das pedras de Antonio Duncan

2 Comentários

  1. Simone

    A matéria está muito bem escrita, palavras claras e de fácil intendimento. Apenas que os links em cores roxa não ficam visíveis. E para quem é fotossensível torna-se bastante incomodo.

    Responder
    • admin

      Olá Simone, tudo bem? Gratidão pelo seu comentário! Estávamos em desenvolvimento do novo blog, agora já estamos com a nova versão… Muito obrigada!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidados na escolha dos cristais para preparo de Elixir - Mandala de Luz - […] se pretende entender melhor sobre os 7 Chackras, esse artigo é a melhor […]
  2. Propriedades do Quartzo Fumê - Blog Mandala de Luz - […] você pretende entender melhor sobre os 7Chackras, esse artigo é a sua melhor […]
  3. Benefícios da meditação para a limpeza energética - Blog Mandala de Luz - […] você pode se interessar sobre os 7 Chackras, esse artigo é a sua melhor escolha. Ou se quiser saber…
  4. Qual a função e como usar o cristal de Asfour no feng shui - […] Um lugar para completar o seu cantinho de paz! Se você se interessar sobre os 7 Chackras, esse artigo é…
  5. Entenda o poder dos cristais - Blog Mandala de Luz - […] anatomia e a sua fisiologia e também pela parte não física, constituída pelo campo energético, chakras e canais condutores…
  6. A relação das fases da lua x emoções humanas - Blog Mandala de Luz - […] você pode se interessar sobre os 7 Chackras, esse artigo é a sua melhor escolha. Ou se quiser saber…
  7. Cuidados na escolha dos cristais para preparo de Elixir2 | Blog - […] se pretende entender melhor sobre os 7 Chackras, esse artigo é a melhor […]
  8. Cuidados na escolha dos cristais para preparo de Elixir | Blog - […] se pretende entender melhor sobre os 7 Chackras, esse artigo é a melhor […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright© 2021 Mandala de Luz. Todos os Direitos Reservados.